Consultas e Terapia Comportamental - Behaviorismo


A terapia comportamental - popularmente conhecida como adestramento - oferece soluções para melhorar o entendimento e a comunicação entre o animal e sua família, tornando a convivência muito mais harmoniosa e estável.

Os truques ensinados nas aulas auxiliam a estabelecer e fortalecer a relação do cão com os humanos, onde ele começa a entender o que esperamos dele e nós entendemos o que ele espera de nós.

Previne inúmeros problemas de comportamento, e torna o cão mais obediente ao seu dono e às pessoas da família, mais educado, mais esperto e inteligente, pois as aulas não proporcionam apenas um exercício físico ao animal, mas também mental, desenvolvendo e destacando as qualidades do seu melhor amigo.


O método utilizado pela Cães Educados é baseado em Reforços Positivos, de uma forma muito divertida para o cão, sem maltratar nem agredir ao animal. A técnica é baseada no condicionamento operante, conceito criado pelo escritor e psicólogo B.F. Skinner. O comportamento operante produz consequências no ambiente, e é afetado por elas. Dessa forma, compreendemos como aprendemos a falar, escrever, ler, raciocinar, etc... e também como nossa personalidade pode ser modelada ao longo dos anos de nossa vida.

É indicado para todos os cães, independente da idade, porte ou raça. Questões que podem ser trabalhadas durante a terapia comportamental:

- Socialização com cães ou outros animais e/ou pessoas;
- Ensino de comandos básicos de obediência (ou comandos mais sofisticados, conforme o período de aulas);
- Orientações sobre a melhor forma de conduzir seu cão na rua;
- Exercícios para o cão, que podem ser feitos dentro ou fora de casa;
- Treinamento de situações cotidianas, como não pular nas pessoas;
- Realizar necessidades no local correto;
- Não latir em demasia;
- Não subir ou descer dos móveis;
- Não pegar comida do chão;
- Respeitar a palavra não;
- Atender quando for chamado;
- Não sair quando a porta ou portão de casa se abrem;
- Agressividade com outras pessoas e/ou animais;
- Tratar cães medrosos;
- Ansiedade de separação, quando o animal não consegue ficar longe dos donos;

O atendimento é realizado em domicílio, com muita comodidade para o cão e seu dono, tendo o objetivo de corrigir o mau comportamento no território do cão, prevenindo também possíveis maus hábitos futuros.

"Não existem cães mal educados, existem cães não educados!"